QUEM SOMOS NÓS

SOBRE A CBPC


BREVE HISTÓRIA

A Convenção Batista do Planalto Central foi organizada em 22 de julho de 1960, composta de cinco igrejas e um total de 358 membros. Atualmente, a CBPC é composta de 137 igrejas, 38 congregações e 22 mil membros e congregados.
O trabalho batista começou nas terras do planalto central em dezembro de 1956, com a chegada dos irmãos Edístio Fernandes, Josias Nogueira e Jorge Dias Lima.
Com o aparecimento das igrejas batistas na nova capital e a conseqüente expansão de suas atividades de natureza cooperativa, sentiu-se logo a necessidade de se agruparem numa convenção.
Assim, em 22 de julho de 1960, três meses após a fundação de Brasília, na mesma ocasião em que se organizou a Igreja Memorial Batista de Brasília, em seu santuário provisório, também foi fundada a Convenção Batista do Planalto Central, inicialmente com o nome de Convenção Batista do Distrito Federal.

Após 52 anos da sua fundação, a CBPC passou de cinco para 135 igrejas filiadas e 67 congregações. Multiplicaram-se o número de batistas de 358 membros para 22 mil pessoas, entre membros e congregados. E essa tem sido a visão da CBPC, com a firme cooperação das igrejas e órgãos a ela filiados.


ASSEMBLEIA GERAL

A Assembleia Geral, órgão máximo da CBPC, é constituída pelos mensageiros ou representantes das igrejas que a constituem.
Compete à Assembleia Geral, entre outras atribuições:
Eleger e destituir, parcial ou totalmente, a Diretoria da CBPC;
Eleger os membros e suplentes do Conselho de Administração;
Filiar e desfiliar igrejas, criar e dissolver suas organizações executivas,
Receber e desligar organizações auxiliares, bem como reconhecer associações de igrejas;
Aprovar o orçamento anual da CBPC;
Aprovar o relatório e as contas anuais do Conselho de Administração e
Das organizações executivas e auxiliares;
Aprovar o Estatuto e o Regimento Interno da CBPC, bem como eventuais reformas que neles se venham operar;
Aprovar os relatórios e pareceres de suas comissões e grupos de
Trabalho, assim como do Conselho Fiscal e da Consultoria Jurídica;
Aprovar as diretrizes gerais da instituição;
Homologar os estatutos das organizações executivas e auxiliares da CBPC, assim como eventuais reformas neles efetuadas.


FINALIDADES BÁSICAS

Proclamar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo e ministrar a Sua Palavra a todas as pessoas e por todos os meios ao seu alcance;
Planejar e Coordenar a cooperação das igrejas batistas, que a constituem, no desenvolvi- mento da evangelização no Distrito Federal, sem prejuízo de outras localidades;
Promover a Educação, a cidadania e a ação social, segundo as necessidades existentes e as suas possibilidades;
Zelar pelo Exercício do Direito à Liberdade segundo as Sagradas Escrituras;
Orientar, Assistir e Representar as suas entidades, as igrejas e as organizações auxiliares, assim como as associações de igrejas como tais reconhecidas;
Cooperar com a Convenção Batista Brasileira no propósito de uma denominação unida, com igrejas conscientes, centradas nas Escrituras Sagradas, integradas nas suas comunidades e comprometidas com a expansão do reino de Deus no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.


DIRETORIA




AGENDAMENTO COM DIRETOR EXECUTIVO


Pr. Robério Soares, Diretor Executivo da Convenção Batista do Planalto Central desde o ano de 2014. Graduado em Teologia e Direito, Pós-graduado em Direito Público, Mestre em Missiologia e Coach da One Rock Ministry. Tem experiência em Planejamento Estratégico, gestão de agência missionária, Projetos Missionários, Liderança de equipes, especializado em Comunicação Transcultural, Contextualização e Evangelismo.


assuntoexecutivo@cbpc.org.br