beach-1845810_1920

Navegando pelas águas da vida!

Texto Principal: Marcos 4.35-41 (NVI)
Texto Referência: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (v.41b)

Na nossa vida gostamos de ter o controle de tudo. Qualquer coisa ou situação que fuja ao nosso controle nos deixa desconfortáveis. Mesmo assim, não temos controle sobre muitas situações que chegam a nossa vida. Essas situações incontroláveis/imprevistas geralmente podem ser comparadas com o que eu e você conhecemos como as “tempestades da vida”.

Diante dessa realidade, quero te convidar a enxergar duas lições presentes na experiência vivida pelos discípulos de Jesus e narrada no texto de Marcos 4.35-41, que servem para nossa “navegação” hoje: Mesmo cumprindo as ordens de Jesus você enfrentará “tempestades” – No texto acima Jesus acalma uma tempestade enfrentada por Ele e seus discípulos quando estavam navegando pelo Mar da Galiléia. A travessia parecia ser algo fácil e eles pareciam ter os recursos necessários – barco, travessia curta, homens pescadores acostumados com o Lago e, logicamente, a presença de Jesus.

Essas condições são as mesmas que caracterizam uma tempestade. Estamos navegando aparentemente com tudo sobre controle, temos os recursos que julgamos necessários, estamos seguindo as ordens de Jesus, temos intelecto, talento, dinheiro e, de repente, somos abatidos por uma situação (tempestade) que foge ao nosso controle/capacidade. Mas lembre-se: às vezes, as tempestades são uma porta para a fé!

Durante a “navegação” é preciso conhecer e ter fé em Jesus – Quem é Jesus para você? Muitos tem andado com Jesus, mas não o conhecem de verdade. Desconhecem ou nunca experimentaram Seu poder e amor na prática. Simplesmente são incapazes de confiar porque não O conhecem de verdade. “Aquiete-se! Acalme-se!” Se Jesus lhe dissesse isso hoje, o que as Suas palavras significariam para você? Sua resposta com certeza dependerá do quanto você conhece a Jesus e também do tipo/tamanho de fé que você tem!

Mesmo cientes dessas lições, sabemos que durante a “navegação” precisaremos enfrentar situações em que não há como retornar ao porto. Sendo assim, é preciso avaliar: como está a sua “navegação pelas águas da vida”? Como está o seu barco, a sua fé? Se você está enfrentando alguma “tempestade” qual tem sido sua reação? E se porventura chegar uma “tempestade” na sua vida, você está preparado?

Então, sabedores de que no cenário atual são muitas as perguntas, dúvidas, medos e possibilidades, precisamos nos lembrar: se durante a nossa “navegação” estamos obedecendo a Jesus e Ele está no nosso barco, não precisamos temer! Podemos sempre pedir a ajuda daquele quem tem poder sobre todas as coisas! Se Jesus está no seu barco por que você está com medo?


Pr. Joivan Ferreira Sousa
OPBB/DF nº 10042
Primeira Igreja Batista no Parque Mingone/GO