Batistas Do Planalto Central

Edit Content

SGAN 711/911 Módulo C, Asa Norte, Brasília, CEP 70790-115

FOCA NA MISSÃO E VÁ – Fp 3:12-14

A Convenção Batista do Planalto Central escolheu o tema “Foco na Missão” para a campanha de Missões Estaduais 2022, entendendo a visão de Deus para priorizar, planejar, organizar e perseverar na Missão de ir e fazer discípulos de todas as nações —- comissionamento este que Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador incumbiu à sua Igreja.

O que é foco? Foco é um substantivo masculino que significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência. A expressão “fora de foco” indica que a imagem está embaçada, que saiu da zona de nitidez de uma lente. No sentido figurado é aquilo que está fora de prioridade.

A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.

Quando olhamos para a carta escrita aos Filipenses encontramos uma igreja em expansão que enfrentava constantes ataques dos hereges que desejavam perverter o correto ensino do cristianismo. A igreja caminhava bem, mas Paulo sentia a necessidade de relembrar algumas orientações e o fez.

No texto de Filipenses 3:12-14, o apóstolo aponta nesta direção e encoraja aqueles cristãos para terem foco e dedicação ao Senhor. Não era uma dedicação parcial e tímida, mas total e sem reservas. Olhando para o tema da campanha quero destacar algumas verdades para você ficar na missão e seguir:

A primeira, MANTENHA-SE LONGE DA ACOMODAÇÃO (v. 12). “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” O apóstolo Paulo estava com seus olhos focados no prêmio celeste e no cumprimento de sua missão nesta terra. Tome cuidado com as distrações que trazem acomodação. O que está distraindo sua mente?

A segunda, MANTENHA-SE AFASTADO DO ORGULHO. “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado” ( v. 13). O não penso aqui é o não julgo. Paulo se refere ao processo de raciocínio que subjaz tudo que está sendo avaliado. Continue humilde, aprendiz, em construção, ensinável e nunca deixe de ser discípulo. O orgulho tem sido um grande inimigo ao cumprimento da missão.

A terceira verdade, TENHA O SEU PASSADO BEM RESOLVIDO. “Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás” (v. 13b).

Paulo passara por sucessos e fracassos, por alegrias e desapontamentos, por tristezas e consolos, mas agora tudo isso era passado. Moody em seu comentário bíblico sobre a Carta aos Filipenses diz que as realizações de Paulo do passado, de sua carreira cristã, poderiam provocar a autossatisfação e uma redução no ritmo da marcha, mas aqui o apóstolo afirma que elas ficaram esquecidas. Quantos líderes cristãos não têm o seu passado bem resolvido e são impedidos no cumprimento da missão dada por Jesus!?

Paulo nos faz perceber algo muito importante que jamais devemos esquecer: não devemos desviar nossa atenção durante a caminhada da vida cristã! Há um risco quando olhamos para trás e, estagnados, nos distraímos com o que já alcançamos. Ou nos acomodamos, satisfeitos com o que já possuímos; ou nos desanimamos com o pouco desenvolvimento, que, em meio a lutas, nos foi possível.

A quarta verdade, MANTENHA-SE FOCADO NO PROGRESSO. “E avançando para as que estão adiante” ( v. 13c). O verbo avançar, literalmente no grego, é esticar. Esticando-me dá a ideia de um violento esforço para frente. Está em foco a postura inclinada para frente dos corredores. Paulo com esta figura de linguagem quer dar a entender o seu tremendo esforço para progredir e manter seu foco na missão.

O desafio para as igrejas batistas neste tempo, em especial nossa Convenção, é avançar! Quantas cidades ainda não têm um trabalho batista? Queridos, precisamos de um violento esforço, uma esticada, um upgrade para plantação de igrejas, formação de líderes, evangelização discipuladora, compaixão e graça. Tudo isto com muita oração.

Por último, TENHA SEMPRE O PROPÓSITO EM MENTE. “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (v. 14). Muitos participam de uma competição atlética, como em uma corrida, mas apenas um atleta obtém o prêmio. Eu e você devemos correr de tal modo que obtenhamos o prêmio. O motivo estimulado é o prêmio.

Por isso que Inácio disse a Policarpo (Pais da Igreja primitiva): “Sê controlado, como atleta de Deus, o prêmio é a incorrupção e a vida eterna”. O prêmio pertence àqueles que correspondem de todo o coração à soberana vocação de Deus (afastando-se do ego na direção de novas alturas de realizações espirituais) em Cristo Jesus.

Diante do exposto, onde você quer chegar? Com quem quer chegar? E para que deseja chegar? Na jornada cristã como termina é como de fato conta! Que cada igreja Batista da CBPC engaje-se na campanha de missões estaduais com foco na Missão!

Mannix Robson Viana Pacheco
Pastor da Igreja Batista Viva em Samambaia Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Fale Conosco