Batistas Do Planalto Central

Edit Content

SGAN 711/911 Módulo C, Asa Norte, Brasília, CEP 70790-115

CBPC Multiplique: Identidade Batista. Quem somos? Parte 3

      Após resumirmos nossa origem e nossa história como batistas no Brasil e no mundo, contaremos nossa história como batistas do Planalto Central. Você se lembra de que, no texto anterior, mencionamos as primeiras igrejas batistas que surgiram no Brasil? Esses acontecimentos ocorreram entre os anos 1871 e 1882. Agora, em se tratando especificamente do Planalto Central, vamos avançar direto para o ano de 1956, quando os irmãos Edístio Fernandes, Josias Nogueira e Jorge Dias Lima chegaram ao centro do Brasil.

           Como consequência da expansão do Reino, igrejas batistas foram surgindo no território da nova capital, e essas igrejas foram cooperando entre si de tal forma que sentiram a necessidade de se organizarem em uma convenção. Com isso, em 22 de julho de 1960, três meses depois da fundação de Brasília, surge a Convenção Batista do Planalto Central (CBPC), inicialmente chamada de Convenção Batista do Distrito Federal, tendo o Pr. Elias B. Sobrinho como primeiro presidente, o qual assumiu o cargo nos primeiros três anos de existência da CBPC, segundo os nossos registros. A Convenção foi fundada na mesma ocasião em que a Igreja Memorial Batista se organizou em seu templo provisório. Segue abaixo as cinco igrejas que participaram deste evento:

  • PIB de Brasília;
  • PIB em Taguatinga;
  • PIB em Alexânia;
  • Igreja Batista do Planalto (atual PIB Sobradinho);
  • Igreja Memorial Batista.

       Logicamente, essas foram as primeiras igrejas filiadas à CBPC, as quais totalizavam 358 membros. Desde então, crescemos e alcançamos cada vez mais cidades do Distrito Federal, do Entorno, interior de Goiás e do Noroeste de Minas Gerais. Hoje, 58 anos após sua fundação, somos mais de 155 igrejas e congregações e cerca de 22 mil batistas em todo o Planalto Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Fale Conosco