Batistas Do Planalto Central

Edit Content

SGAN 711/911 Módulo C, Asa Norte, Brasília, CEP 70790-115

CBPC Multiplique: Identidade Batista. Quem somos? Parte 2

         No texto anterior, nós introduzimos este tema resumindo um pouco de nossa origem e nossos princípios como batistas. Falamos sobre como surgiram as primeiros batistas a partir de Thomas Helwys no ano de 1615, e como nossa identidade foi consolidada no mundo, e que como resultado, o Evangelho continuou a se espalhar.

     Eventualmente, a mensagem do Evangelho começou a se espalhar em solo brasileiro, juntamente com as denominações (batista, presbiteriana, pentecostal, metodista, luterana, etc). E a fundação da Primeira Igreja Batista no Brasil foi no dia 10 de setembro de 1871, em Santa Bárbara do Oeste (SP), por americanos refugiados da Guerra de Secessão. E a Primeira Igreja Batista no Brasil em português com ênfase missionária foi fundada em Salvador no dia 15 de outubro de 1882. Os primeiros membros dessa igreja foram William Buck Bagby, Anne Luther Bagby, Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor e o ex-padre Antônio Texeira de Albuquerque.

     Desde então, o trabalho missionário dessas igrejas pioneiras resultou em um constante crescimento do povo batista brasileiro, espalhando-se por todo o território nacional. Até hoje, as grandes ênfases de nossa denominação são o envolvimento com a obra missionária e a cooperação mútua entre as igrejas irmãs.

         Segundo os dados mais recentes no site oficial da Convenção Batista Brasileira, hoje somos mais de 13.436 igrejas e congregações, somando cerca de 1,7 milhões de batistas em todo o território brasileiro. Vale destacar que esse são os números de igrejas e membros filiados à Convenção Batista Brasileira, e que existem muitas igrejas e membros no Brasil que não estão ligados à uma convenção. Portanto, estes números são para que você saiba aproximadamente o quanto nós crescemos ao longo dos séculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Fale Conosco