Batistas Do Planalto Central

Edit Content

SGAN 711/911 Módulo C, Asa Norte, Brasília, CEP 70790-115

CBPC Multiplique – “FAKE NEWS”, termo é mais antigo do que se aparenta

Colossenses 3.9-10 – “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”.

​Vivemos uma onda de notícias falsas em que as pessoas estão, a cada dia, propagando com mais frequência, nas redes sociais e nos meios de comunicação, mentiras sobre várias situações que estão sendo noticiadas no momento.
​Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que se aparenta. Segundo o dicionário, essa expressão é usada desde o final do século XIX. Esse termo em inglês tornou-se popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.
​Por mais que imaginemos que esse tipo de comportamento não tenha nada com a nossa fé e nem com a nossa prática cristã, é interessante observarmos que todo ato praticado fora da verdade e em discordância com a Palavra de Deus é danoso à nossa vida e prejudicial ao próximo, o que, certamente, será reprovado por Deus.

​Temos visto com certa preocupação a conduta de alguns cristão que se deixam levar pela onda do momento e, sem observar as fontes das informações, acabam transmitindo algumas notícias que parecem verdadeiras mas que, na verdade, são fake news. Como servos de Deus temos que, em toda situação, primar pela verdade, mesmo que o que esteja em jogo seja os nossos interesses e vontades.

​O que norteia e conduz a vida cristã é a verdade. Ninguém consegue ficar na presença de Deus se a vida não estiver repleta de sinceridade. Nada de segundas intenções. Nada de intuitos ocultos. Uma total ausência de hipocrisia, de ambiguidade, de jogadas políticas e de superficialidade verbal.
​Precisamos acordar para a realidade bíblica de que todo ato praticado para prejudicar o próximo e macular a honra das pessoas está fora da vontade de Deus e dos princípios da Palavra. Provérbios 12.22 nos mostra essa verdade de maneira bem clara quando afirma:

“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”.

​Quando temos a nossa vida caracterizada pela verdade e total integridade, não há necessidade de manipularmos as pessoas que estão ao nosso redor. Se cultivarmos um verdadeiro gosto pelo que é real, genuíno, puro e verdadeiro, chegará um momento em que os nossos valores serão visíveis, sem que seja necessário algum tipo de manobra ou manipulação.

​Não podemos nos esquecer de que a mentira é nociva, devastadora e que, depois de semeada, em muitas situações se torna irremediável. Como servos de Deus, devemos ser cautelosos, pois temos um testemunho a zelar, ser autênticos com os sentimentos e atitudes, pois servimos o Deus da verdade. Os dias são maus e constantemente somos tentados a seguir os conceitos e imposições do mundo, mas Deus nos convoca a vivermos a verdade e na verdade.

[line]

Pr. Hércio Fonsêca – Pastor da Igreja Batista do Lago Norte e presidente da CBPC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Fale Conosco